Mundo

Negociações sobre o programa nuclear iraniano agendadas para sexta-feira em Istambul

O Irão e representantes da Alemanha, França e Reino Unido reúnem-se na sexta-feira em Istambul para discutir o programa nuclear, aumentando a pressão das potências europeias.

há 10 horas
Negociações sobre o programa nuclear iraniano agendadas para sexta-feira em Istambul

O Irão está prestes a participar em novas conversações a pedido da Alemanha, França e Reino Unido, na próxima sexta-feira, em Istambul, Turquia. O anúncio foi feito pelo Governo iraniano, que referiu que esta ronda de negociações visa debater questões relacionadas com o programa nuclear de Teerão.

Esmail Baqaei, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, confirmou que a reunião contará com a presença de dois vice-ministros: Kazem Gharibabadi, responsável por assuntos jurídicos e internacionais, e Majid Takht Ravanchi, que lida com matérias políticas.

O foco destas conversações com os três países europeus do grupo E3 ocorre em paralelo com as negociações indiretas entre o Irão e os Estados Unidos. Recentemente, uma fonte diplomática na Alemanha indicou à agência France-Presse que novas discussões estavam previstas para esta semana.

As nações europeias têm pressionado o Irão a retomar as negociações, ameaçando reintroduzir sanções da ONU em caso de incumprimento. O acordo de 2015 sobre o programa nuclear (JCPOA) mantém-se vigente para o Irão e os países envolvidos, exceto os Estados Unidos, que abandonaram o pacto.

Uma cláusula específica permite a reimposição de sanções caso o Irão não cumpra os compromissos assumidos, sendo necessário que os europeus vejam progressos diplomáticos até agosto para evitar a ativação deste mecanismo.

Além do contexto das negociações, a situação permanecia tensa após ataques direcionados às instalações nucleares iranianas atribuídos a Israel, que desde junho tem intensificado as suas ações contra o Irão. Em resposta, Teerão efetuou ataques com mísseis e drones, desmentindo intenções de desenvolver capacidade nuclear militar.

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) revelou que o Irão enriquece urânio até 60%, um nível que excede em muito o estipulado pelo acordo de 2015, que é de 3,67%. Para a construção de uma bomba nuclear, o nível de enriquecimento necessário é de 90%.

#NegociaçõesNucleares #IrãoEMundo #DiplomaciaUrgente