Mundo

Musk alerta republicanos sobre riscos de apoio ao plano fiscal de Trump

O magnata Elon Musk advertiu os congressistas republicanos que podem enfrentar uma derrota nas primárias se apoiarem o pacote fiscal de Trump, que visa elevar a dívida pública dos EUA.

há 4 horas
Musk alerta republicanos sobre riscos de apoio ao plano fiscal de Trump

Na segunda-feira, Elon Musk, o bilionário à frente da Tesla e SpaceX, fez um alerta contundente aos membros do congresso republicano sobre os perigos de apoiar o plano fiscal e orçamental de Donald Trump. Musk, que se demitiu da sua posição como chefe de eficiência na Casa Branca no final de maio devido a desacordos sobre o projeto, acredita que a proposta pode levar a um aumento significativo da dívida pública nos Estados Unidos.

"Para todos os membros do Congresso que elegem a redução das despesas do governo, mas que votaram a favor do maior aumento da dívida na história, é vergonhoso. Perderão as suas primárias no próximo ano, mesmo que isso seja o último que façam", escreveu Musk na plataforma X.

Apesar de ter resolvido, aparentemente, a sua rixa pessoal com Trump em relação ao assunto, Musk deixou claro que continua a ser crítico do plano. Ele salientou a importância de dois congressistas, Andy Harris, de Maryland, e Chip Roy, do Texas, como possíveis influentes na aprovação do projeto.

O Senado encontra-se atualmente a rever a proposta, que inclui elementos centrais da agenda de Trump, como cortes de impostos, aumento das despesas e investimento em defesa e imigração.

É incerto se os 53 senadores republicanos estarão dispostos a apoiar estas reformas.

No domingo, enfrentando críticas de Trump, o senador republicano Thom Tillis, oriundo da Carolina do Norte, anunciou que desistiria de se candidatar a um novo mandato depois de se opor publicamente ao projeto.

Depois da aprovação do plano no Senado, este irá retornar à Câmara dos Representantes, onde permanece a dúvida se os republicanos, que detêm uma ligeira maioria, conseguirão concordar em todas as emendas antes do dia 4 de julho.

#MuskDesafia #TrumpFiscal #RepublicanosEmRisco