Mudanças nos Horários do Metro do Porto Começam na Próxima Segunda-Feira
A partir de 21 de julho, os horários de verão do Metro do Porto entrarão em vigor, adaptando-se às novas dinâmicas de mobilidade.

A partir da próxima segunda-feira, 21 de julho, os horários de verão do Metro do Porto serão implementados, conforme anunciou a empresa esta quarta-feira.
Essas adaptações, conforme explica a transportadora, visam "ajustar-se às tendências de mobilidade dos nossos utilizadores".
Com a chegada do verão e aumento da procura em áreas recreativas, o Metro reorienta a sua oferta em função desses fatores.
Uma das linhas que terá alterações significativas é a Linha Azul (A). Durante a semana, entre as 17h00 e as 20h00, esta linha contará com a frequência de seis veículos a cada dez minutos, em ambas as direções.
Adicionalmente, a Linha Amarela (D) também aumentará a sua frequência, oferecendo seis viagens por hora nos períodos de maior procura da manhã e da tarde.
Para mais informações, é possível consultar os novos horários de verão do Metro do Porto, bem como dos transportes alternativos.
Por outro lado, a Metro do Porto anunciou uma significativa redução dos seus prejuízos em 2024, que caíram 70,3% para 13,4 milhões de euros, em comparação com os 45,4 milhões de euros do ano anterior, de acordo com o Relatório e Contas divulgado em maio.
Nos últimos anos, a empresa tem vindo a melhorar a sua situação financeira, já que em 2019 os prejuízos ascenderam a 91,1 milhões de euros.
Em 2024, o EBITDA alcançou os 61,9 milhões de euros, um aumento de 17% em relação a 2023. O investimento realizado no ano passado ultrapassou os 202 milhões de euros, incluindo a continuação da extensão da Linha Amarela e o início da construção da Linha Rubi.
A Metro do Porto estima que os benefícios ambientais e sociais gerados pela sua operação alcanzaram os 274,5 milhões de euros em 2024.
Para este ano, a empresa prevê a continuidade das empreitadas de expansão e o lançamento do Concurso Público Internacional para a seleção do próximo subconcessionário para a operação e manutenção do sistema.