Mundo

Morte trágica do deputado francês Olivier Marleix aos 54 anos

Olivier Marleix, ex-presidente do LR na Assembleia Nacional, foi encontrado sem vida em sua residência. A política francesa manifesta pesar pela sua partida e presta homenagens.

07/07/2025 22:10
Morte trágica do deputado francês Olivier Marleix aos 54 anos

Olivier Marleix, deputado francês de 54 anos, foi encontrado morto na segunda-feira, na sua casa em Anet, Eure-et-Loir. Marleix, que liderou o partido conservador Os Republicanos (LR) na Assembleia Nacional até junho do ano passado, é recordado como um político comprometido com suas convicções.

A confirmação da sua morte foi feita pelo procurador de Chartres, Frédéric Chevallier, e a polícia foi chamada a intervir pelo presidente da câmara de Anet, cargo que Marleix ocupou entre 2008 e 2017. Chegando ao local, os agentes conseguiram abrir a porta do seu lar e encontraram o deputado enforcado num quarto no andar superior. Uma investigação foi iniciada para apurar as causas da sua morte, com uma autópsia já agendada.

Após receber a notícia, a Assembleia Nacional interrompeu a sua sessão em respeito. Naïma Moutchou, vice-presidente do órgão, lamentou a perda de um colega e compatriota. “Recebemos uma notícia terrível sobre um dos nossos. A Assembleia Nacional sente-se entristecida”, afirmou.

A presidente da Assembleia, Yaël Braun-Pivet, expressou suas condolências e anunciou uma homenagem em memória de Marleix, sublinhando a sua dedicação à democracia e à sua região. No Twitter, escreveu: “Estou profundamente triste com esta perda e apresento as minhas mais sinceras condolências à sua família e amigos.”

O presidente francês, Emmanuel Macron, também se manifestou, considerando Marleix um político experiente que defendia as suas ideias com firmeza. “A sua morte deixa o nosso parlamento de luto. Envio as minhas condolências à sua família e aos seus colegas”, explicou Macron num comunicado na rede X.

François Bayrou, primeiro-ministro de França, expressou o seu "espanto" e tristeza pela morte súbita de Marleix, refletindo sobre a fragilidade da vida humana. O partido LR lamentou profundamente a perda do deputado, que era amigo íntimo do ex-primeiro-ministro Michel Barnier e filho do ex-secretário de Estado Alain Marleix. Marleix deixa duas filhas.

Esta tragédia lança um manto de luto sobre o panorama político francês, destacando a importância da saúde mental e a necessidade de apoio a aqueles que enfrentam dificuldades pessoais.

Se está a passar por dificuldades emocionais, não hesite em procurar ajuda profissional. Consulte psiquiatras ou psicólogos, ou contacte uma linha de apoio.

#LutoNaPolítica #OlivierMarleix #SaúdeMental