Economia

"Ministro critica socialização de perdas e pede imigração regulada"

O ministro António Leitão Amaro alertou contra o apoio do Estado a investidores que falharam, defendendo atenção prioritária a famílias em dificuldades, durante uma conferência no Porto.

30/06/2025 20:15
"Ministro critica socialização de perdas e pede imigração regulada"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, manifestou a sua desaprovação face à "atitude paternalista" do Estado, que tem apoiado aqueles que realizaram investimentos mal-sucedidos. A crítica foi feita durante uma conferência organizada pela Associação Business Roundtable Portugal (BRP), no Porto.

De acordo com o governante, a situação atual implica uma "socialização de perdas" que não deve ocorrer. "Não é aceitável que haja uma socialização de maus negócios de investimento", afirmou, acrescentando que quando os empresários iniciam os seus negócios devem contar com o apoio do Estado, mas não em termos de cobrir falências de escolhas erradas.

Leitão Amaro sublinhou que as ajudas estatais devem ser direcionadas prioritariamente para as "pessoas e famílias em situações de real necessidade".

O ministro, que também tomou posição sobre a questão da imigração, propôs uma "política de imigração mais regulada", enfatizando a urgência de "redirecionar o fluxo para atrair talento qualificado". Defendeu ainda que ao recrutar profissionais, é essencial criar as condições necessárias para a sua integração.

Por sua vez, o ex-primeiro-ministro Durão Barroso, presente no evento, referiu a importância de encontrar um "equilíbrio" na imigração, assinalando que "portas abertas, sim; portas escancaradas, não". Destacou que, sem a vinda de imigrantes, o país enfrentaria sérias dificuldades, alertando para o risco de mesmo movimentos radicais, populistas e xenófobos caso a situação não seja gerida com sabedoria. Barroso chamou ainda à atenção para a necessidade de uma "imigração regulamentada" que inclua uma abordagem humanista para com os refugiados, enfatizando que Portugal tem a obrigação de acolher aqueles que fogem da guerra e da perseguição.

#ApoiosEstatais #ImigraçãoRegulada #Paternalismsocial