País

Ministério apela à permanência segura dos alunos nas escolas

há 4 horas

Falha de energia na Península Ibérica leva o Ministério a instruir escolas de pré-escolar e 1.º ciclo a manterem crianças seguras até serem recolhidas.

Ministério apela à permanência segura dos alunos nas escolas

Após o corte generalizado de energia que afetou a Península Ibérica, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação orientou que as escolas de educação pré-escolar e 1.º ciclo conservem os alunos nas suas instalações até que os encarregados de educação os cheguem a recolher ou até à hora dos transportes escolares.

A decisão surgiu em resposta à falha no abastecimento elétrico, tendo sido salientado que os diretores das instituições possuem autonomia para definir as condições de funcionamento, sempre garantindo a segurança dos estudantes como prioridade máxima.

No que toca aos ciclos posteriores – 2.º e 3.º ciclos, bem como o ensino secundário – a recomendação é que os diretores avaliem cada situação de forma personalizada, tendo em conta a diversidade na organização dos transportes a nível nacional.

A REN – Redes Energéticas Nacionais – confirmou o corte generalizado e anunciou a ativação de planos de restabelecimento por etapas do serviço, registando o apagão às 11:30 de Lisboa.

Tags:
#SegurancaEscolar #ApagaoEnergetico #EducacaoEmFoco