Auto

Mercado Automóvel na UE em Transformação: Queda Geral e Ascensão dos Elétricos

há 3 dias

As vendas de automóveis na UE registaram uma baixa no primeiro trimestre, enquanto a procura por veículos elétricos e híbridos mostra avanços notáveis, conforme dados da ACEA.

Mercado Automóvel na UE em Transformação: Queda Geral e Ascensão dos Elétricos

O mercado automóvel europeu enfrenta tempos difíceis, com uma queda de 1,9% nas vendas no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado, revelam os últimos dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). Para além desta descida geral, as matrículas de carros elétricos, que ascenderam 12%, têm impulsionado uma renovada aposta na mobilidade sustentável.

Num panorama desafiante, a comparação entre março de 2024 e março de 2025 evidencia uma leve queda de 0,2% nas vendas. Durante este período, foram registados 412.997 carros elétricos, elevando a sua quota de mercado para 15,2% – um incremento em relação aos 12% observados há um ano, embora os números ainda fiquem aquém das expectativas do setor.

O mês de março teve desempenhos díspares entre os principais mercados: Espanha registou um impressionante aumento de 93% nas matrículas de veículos elétricos, Itália subiu 74,8% e Alemanha 35,5%, em contraposição a França, onde os registos caíram 13,9%. Analisando o primeiro trimestre, os veículos elétricos apresentaram um aumento global de 23,9%, com destaques para Espanha (68,9%), Itália (72,5%), Alemanha (38,9%), Bélgica (29,9%) e Países Baixos (7,9%), embora França tenha sofrido uma redução de 6,6%.

Os híbridos 'plug-in' e os híbridos não 'plug-in' acompanharam esta dinamização, com aumentos respetivos de 1,1% e 20,7% no primeiro trimestre, e em março, os híbridos 'plug-in' aumentaram 12,4% e os não 'plug-in' 23,9%. Destaca-se ainda o crescimento homólogo dos híbridos 'plug-in' entre janeiro e março: França (+47,5%), Espanha (+36,6%), Itália (+15,3%) e Alemanha (+10,5%).

Enquanto a quota dos híbridos na UE atingiu 35,5%, a combinação de veículos elétricos e híbridos representou 59,2% das novas matrículas em março de 2025, subindo para além dos 49,1% verificados no ano anterior. Em contraste, os automóveis com motores de combustão viram a sua participação reduzir de 48,3% para 38,3%. Assim, no primeiro trimestre, os registos de veículos a gasolina diminuíram 20,6% – com quedas acentuadas em França (-34,1%), Alemanha (-26,6%), Itália (-15,8%) e Espanha (-9,5%) –, permitindo que a sua quota de mercado caísse de 35,5% para 28,7%, comparativamente ao ano anterior. Similarmente, os automóveis a gasóleo registaram uma baixa de 27,1%, posicionando-se em apenas 9,5% do mercado.

No que toca ao desempenho dos construtores, a Tesla, representando o segmento dos veículos elétricos, registou uma queda de 45% nas suas vendas no primeiro trimestre, vendendo 36.167 unidades em comparação com 65.774 no mesmo período do ano passado. Em março, a montante de carros vendidos pela marca diminuiu de 39.684 para 28.502 unidades, uma redução de 28,2%, contrastando com a subida média de 23,9% observada nos veículos elétricos a bateria.

Tags:
#MobilidadeSustentável #InovaçãoAutomóvel #MercadoUE