Veículos de comunicação franceses acusam a Meta de recolher dados ilícitos para anúncios direcionados, prejudicando investimentos publicitários e monopolizando o mercado.
Mais de 200 media franceses, tanto do setor público como privado, uniram-se numa ação judicial sem precedentes contra a Meta, dona do Facebook. Os escritórios de advogados Darrois e Scott + Scott afirmam que a gigante americana tem recorrido a práticas ilegais para recolher dados pessoais de forma massiva e ilícita, permitindo-lhe criar anúncios publicitários extremamente direcionados com base nas preferências dos utilizadores.
Segundo os advogados, esta recolha de dados ocorre em clara violação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), uma vez que os utilizadores não são devidamente informados nem solicitados a dar o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais. Com estes anúncios ultrasseletivos, a Meta teria conseguido captar a maior parte dos investimentos publicitários, em detrimento dos media tradicionais.
Os representantes dos media alertam que, em conjunto com o Google, a Meta monopoliza cerca de 75% do mercado publicitário e é responsável por 90% do seu crescimento, chegando a gerar 98% das receitas de publicidade da empresa a nível global. Diante destes prejuízos, os órgãos de comunicação prometem defender os seus modelos de negócio, os empregos e a sua missão de interesse público, tendo apresentado a queixa ao Tribunal de Atividades Económicas de Paris.