Novo estudo revela que a ligação com os nossos cães ultrapassa, em muitos aspetos, as interações com familiares e parceiros, destacando o apoio emocional e a confiança mútua.
De acordo com uma investigação recente publicada na Scientific Reports, muitos donos afirmam que a relação com os seus cães é mais gratificante do que com a maioria dos relacionamentos humanos, com exceção dos laços parentais.
O estudo comparou o vínculo entre cão e dono com as relações mantidas com familiares, parceiros românticos, melhores amigos e até filhos, usando 13 escalas distintas para analisar cuidados, apego e comportamentos relacionais. O instrumento utilizado, o Inventário de Rede de Relacionamentos, permitiu identificar como os cães oferecem apoio emocional e social, muitas vezes resultando em menos conflitos e interações negativas.
Apesar dos resultados favorecerem a companhia canina, os investigadores reconhecem que a amostra – predominantemente composta por mulheres, jovens e pessoas de meia-idade – pode ter influenciado os achados, uma vez que este grupo tende a demonstrar maior empatia e uma ligação mais estreita com os animais.
Em suma, chamar o seu cão de “bebé” ou “melhor amigo” transcende a fofura: é uma afirmação respaldada pela ciência que enaltece a importância dos animais de estimação na nossa vida quotidiana.