Mundo

Kim Jong-un supervisiona lançamento de novos mísseis de defesa aérea

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, acompanhou o teste de dois novos mísseis de defesa aérea, visando verificar a sua eficácia durante manobras conjuntas entre a Coreia do Sul e os EUA.

há 5 horas
Kim Jong-un supervisiona lançamento de novos mísseis de defesa aérea

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou no passado sábado o lançamento de dois novos sistemas de mísseis de defesa aérea, conforme noticiado pela agência oficial KCNA. Este teste visou avaliar as capacidades de combate dos projéteis, com a presença de diversos oficiais do partido e membros das forças armadas, incluindo o marechal Kim Kwang-hyok, comandante da Força Aérea norte-coreana.

A KCNA destacou que os novos mísseis apresentam uma capacidade de combate aprimorada e uma resposta rápida a diversos alvos aéreos, como drones e mísseis de cruzeiro. Segundo a agência, a eficácia operacional destas armas baseia-se numa tecnologia "única e especial".

Durante a supervisão do teste, Kim Jong-un também indicou "uma tarefa importante a ser cumprida pelo setor de ciência de defesa nacional" antes da realização do Congresso do Partido dos Trabalhadores, embora não tenham sido divulgados mais detalhes sobre a referida missão.

Este teste decorre numa altura em que a Coreia do Sul e os Estados Unidos estão a realizar exercícios militares conjuntos, o Ulchi Freedom Shield, que se iniciaram na segunda-feira e estarão a decorrer durante onze dias. Pyongyang tem emitido várias declarações criticando estes exercícios, que considera provocativos.

Na semana anterior ao início das manobras, Kim Jong-un desafiou a intenção dos aliados, afirmando que eram uma forma de "provocar uma guerra". A sua irmã, Kim Yo-jong, também interveio, afirmando que o novo presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, é incapaz de "alterar o curso da história". Desde que tomou posse no início de junho, Lee tem defendido uma abordagem de aproximação com o Norte, mas Pyongyang tem rejeitado qualquer proposta de diálogo intercoreano.

Curiosamente, o teste ocorreu no mesmo dia em que Lee Jae-myung se encontrou com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, em Tóquio, antes de uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington.

#CoreiaDoNorte #Mísseis #TensãoGeopolítica