O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) sagrou-se hoje campeão da Volta à Romandia, marcando a sua segunda vitória consecutiva em provas WorldTour.
O ciclista luso João Almeida, representando a equipa UAE Emirates, fez história ao vencer a 78.ª edição da Volta à Romandia. Na última etapa, um contrarrelógio individual de 17,1 quilómetros realizado em Genebra, Almeida assegurou o segundo lugar, completando a prova em 20.45 minutos. O triunfo da etapa foi para o belga Remco Evenepoel (Soudal QuickStep), que cruzou a linha de chegada em 20.33 minutos.
Na classificação geral, Almeida fechou a competição com um tempo acumulado de 16:50.44 horas, terminando à frente do francês Lenny Martinez (Bahrain-Victorious) por 26 segundos e do australiano Jay Vine, seu colega de equipa, por 41 segundos.
Este é o segundo grande triunfo de Almeida nesta temporada, depois da sua vitória na Volta ao País Basco em abril. O ciclista de 26 anos, originário de A-dos-Francos (Caldas da Rainha), já havia conquistado duas etapas na prova basca e uma na Paris-Nice antes desta competição.
O seu 18.º triunfo como profissional é um marco importante na sua carreira, juntando-se à vitória na 'Itzulia' deste ano, assim como à Volta ao Luxemburgo e à Volta à Polónia, ambas em 2021. O próximo grande desafio para Almeida será a Volta à Suíça, marcada para junho, onde em 2024 já tinha alcançado o segundo lugar, antes de encarar a prestigiosa Volta a França.