Mundo

Israel promete ação severa contra o Irão após ataque dos Huthis

há 3 horas

O ministro da Defesa de Israel advertiu líderes iranianos, referindo-se a possíveis represálias semelhantes às que foram dirigidas ao Hamas em Gaza, após mísseis contra Telavive.

Israel promete ação severa contra o Irão após ataque dos Huthis

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, fez hoje uma séria advertência aos líderes iranianos, afirmando que o país poderá executar ações semelhantes em Teerão àquelas realizadas contra o Hamas em Gaza. Esta declaração surge após um ataque de mísseis perpetrado pelos rebeldes Huthis, aliados do Irão, que atingiu o principal aeroporto de Telavive.

Katz declarou: "Aviso os responsáveis iranianos que financiam e armam a organização terrorista Huthi: o vosso sistema de representantes chegou ao fim e o eixo do mal entrou em colapso". Destacou ainda que as ações israelitas dirigidas contra grupos como o Hezbollah em Beirute e o Hamas em Gaza, assim como contra Bashar al-Assad em Damasco, se poderão repetir em Teerão.

Este pronunciamento vem na sequência de retaliações israelitas a um ataque que teve lugar no domingo, onde o exército respondeu com bombardeios ao aeroporto de Sanaa, no Iémen, assim como a infraestruturas relacionadas com a energia e a indústria de cimento na região.

Os Huthis, com apoio do Irão, que é o adversário declarado de Israel, reivindicam a sua luta como parte de um "eixo de resistência" contra as ações israelitas. Apesar das alegações iranianas de não fornecimento de ajuda militar, os Huthis continuaram a efetuar ataques contra Israel, afirmando ter lançado três 'drones' recentemente, mesmo após acordos de cessar-fogo com os EUA.

A guerra na Faixa de Gaza, iniciada em 7 de outubro de 2023, resultou em pelo menos 52.653 vítimas até ao momento, com um número alarmante de civis, incluindo 18 mil crianças, e muitos desaparecidos seguem soterrados nos destroços.

Tags:
#TensãoNoOrienteMédio #ConflitoIsraelIrão #ResistênciaPalestina