Mundo

Xi Jinping e Vladimir Putin: Fortalecimento das Relações Sino-Russas

há 5 horas

O Presidente da China, Xi Jinping, destacou a crescente confiança entre a China e a Rússia durante um encontro no Kremlin com Vladimir Putin, em Moscovo, numa data simbólica.

Xi Jinping e Vladimir Putin: Fortalecimento das Relações Sino-Russas

Durante um encontro no Kremlin, o Presidente chinês, Xi Jinping, expressou a sua satisfação pelo fortalecimento da confiança política entre a China e a Rússia. Este encontro, que marca as comemorações do 80.º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial, foi também ocasião para reforçar os laços de cooperação entre os dois países.

“Estamos a ver um aprofundamento da confiança mútua e um fortalecimento dos nossos laços pragmáticos”, afirmou Xi. O líder chinês sublinhou a necessidade de os dois países trabalharem em conjunto frente a uma tendência internacional de unilateralismo e a práticas de intimidação hegemónica, assumindo assim as suas responsabilidades enquanto potências globais.

Vladimir Putin, por seu turno, manifestou a sua felicidade com a presença de Xi nas celebrações, recordando que a antiga União Soviética sofreu perdas significativas na guerra, com aproximadamente 27 milhões de mortos, enquanto a China registou cerca de 37 milhões, entre soldados e civis.

Putin também anunciou que uma guarda de honra chinesa marchará na Praça Vermelha durante o desfile militar e que estará presente nas comemorações da vitória da China sobre o Japão, a 3 de setembro. O líder russo caracterizou os laços Sino-Russos como “mutuamente benéficos”, ressaltando que não se opõem a outros países.

Ainda no contexto da história da Segunda Guerra Mundial, Putin afirmou que ambos os países estão empenhados em proteger a “verdade histórica”, denunciando a tentativa do Ocidente de distorcer os factos. “Juntos com os nossos amigos chineses, defendemos firmemente a memória dos acontecimentos da guerra e nos opomos a manifestações contemporâneas de neonazismo e militarismo”, disse.

Conforme divulgado pela Presidência russa, os líderes planeiam realizar reuniões em formato reduzido e alargado, culminando na aprovação de duas declarações conjuntas. A primeira focará no reforço da parceria abrangente, enquanto a segunda abordará a segurança estratégica global.

Mais tarde, Xi Jinping irá participar numa recepção e concerto organizados por Putin, destinados aos líderes presentes nas celebrações.

Tags:
#RelaçõesInternacionais #ForçaSinoRussas #HistóriaViva