Mundo

Irão retoma a totalidade do seu espaço aéreo após conflito com Israel

O Irão anunciou a reabertura integral do seu espaço aéreo, incluindo o de Teerão, que esteve encerrado desde o início da guerra com Israel, a 13 de junho.

há 6 horas
Irão retoma a totalidade do seu espaço aéreo após conflito com Israel

O Irão confirmou hoje a reabertura total do seu espaço aéreo, abrangendo Teerão, após o encerramento que se deu a 13 de junho, o dia em que começou a guerra com Israel. A agência noticiosa estatal IRNA anunciou que os aeroportos internacionais de Mehrabad e Imam Khomeini, assim como os localizados nas diversas regiões do país, já estão prontos para a retoma de voos.

O espaço aéreo iraniano foi encerrado em resposta a uma ofensiva militar sem precedentes de Israel. No entanto, os voos foram gradualmente retomados, a partir de 25 de junho, após um cessar-fogo anunciado pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, embora inicialmente apenas na parte leste do Irão.

A reabertura foi posteriormente alargada a companhias aéreas estrangeiras, a partir de 28 de junho. Segundo a IRNA, apenas os aeroportos de Isfahan e Tabriz permanecerão encerrados, uma vez que estas cidades enfrentaram ataques israelitas recorrentes e necessitam de mais tempo para recuperar a sua infraestrutura.

A ofensiva de Israel contra o Irão foi acompanhada pela resposta deste, que atacou território israelita, levando a que os Estados Unidos realizassem bombardeamentos a instalações nucleares iranianas no dia 22 de junho. Apesar de um cessar-fogo assinado a 24 de junho, o clima continua tenso, com alegações de que Israel busca neutralizar o programa nuclear iraniano, que havia sido objeto de um acordo em 2015, mas que se deteriorou após a retirada dos EUA em 2018.

#Irão #EspaçoAéreo #ConflitoIsrael