Mundo

Comissário Europeu finaliza visitas aos EUA para negociar tarifas

Em Washington, o comissário europeu Maros Sefcovic encerrou uma "semana produtiva", focando-se em evitar o aumento de tarifas na União Europeia.

há 7 horas
Comissário Europeu finaliza visitas aos EUA para negociar tarifas

O comissário europeu do Comércio e da Segurança Económica, Maros Sefcovic, anunciou hoje a conclusão de uma visita a Washington, a qual classificou como uma "semana produtiva". O seu principal objetivo foi estabelecer um pacto que impeça o aumento das tarifas aduaneiras que poderão incidir sobre a União Europeia.

Durante o encontro na capital dos EUA, que se encerrou na passada quinta-feira, Sefcovic manteve diálogos com o secretário do Tesouro, Scott Bessent, o secretário do Comércio, Howard Lutnick, e o representante comercial, Jamieson Greer, conforme comunicou na rede social X.

O negociador europeu sublinhou: "A nossa meta permanece inalterada: alcançar um acordo comercial transatlântico que seja positivo e ambicioso." Esta missão insere-se num esforço contínuo de diálogo entre Bruxelas e Washington, visando um entendimento antes de 9 de julho. Esta data é crucial, pois o governo dos EUA poderá aumentar os direitos aduaneiros sobre produtos da UE caso não se consiga um acordo.

Atualmente, os EUA aplicam tarifas de 10% sobre todos os produtos da UE, além de 25% em importações de aço, alumínio e veículos. O Presidente Donald Trump já ameaçou elevar essas taxas até 50%.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reafirmou que o bloco procura um "acordo de princípio" até ao prazo estabelecido por Washington, numa tentativa de estabilizar as relações comerciais.

Com o potencial fracasso das negociações em mente, a Comissão Europeia lançou uma consulta relativa a uma lista de produtos norte-americanos que poderão ser alvo de tarifas, conforme revelado por Von der Leyen.

#ComércioGlobal #NegociaçõesEUA #TarifasAduaneiras