Tech

IPCB revoluciona o panorama científico com quatro centros de I&D

há 4 dias

O IPCB expande a investigação para 2025-2029, com quatro centros estratégicos que visam potenciar programas de doutoramento e reforçar parcerias de cooperação académica.

IPCB revoluciona o panorama científico com quatro centros de I&D

O Instituto Politécnico de Castelo Branco assinalou um avanço significativo para o período 2025-2029, ao passar de uma para quatro unidades de investigação e desenvolvimento (I&D). Esta expansão reflete uma aposta estratégica na consolidação de centros de investigação que garantam financiamento e suportem programas de doutoramento próprios.

O presidente António Fernandes enalteceu o reconhecimento ao trabalho dos docentes e a forte colaboração com outras instituições académicas, definindo este progresso como um salto qualitativo no universo científico nacional.

Entre as novas unidades, destaca-se o SPRINT – Centro de Investigação & Inovação em Desporto, Atividade Física e Saúde, que, fruto de um consórcio entre oito instituições públicas e com gestão sediada no IPCB, recebeu uma classificação de "Muito Bom". Este centro, registado oficialmente na FCT a 8 de janeiro de 2024, representa um marco importante nas ciências do desporto.

De igual forma, o TECHN&ART – Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes, e o CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design, conquistaram a mesma avaliação "Muito Bom". Em contrapartida, o CERNAS – Centro de Investigação em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, que anteriormente tinha sido reconhecido com "Muito Bom", foi agora classificado como "Bom".

António Fernandes sublinhou que estes resultados robustecem a base para novas candidaturas de programas de doutoramento, já contando com três propostas submetidas à A3ES, e complementam o consolidado programa em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental, associado ao CERNAS.

Adicionalmente, o presidente anunciou que, em breve, será revisto o modelo de apoio à produção científica, com ajustamentos salariais para os docentes envolvidos em unidades I&D. Está ainda agendada uma reunião do Conselho Coordenador da Investigação para debater um modelo de financiamento interno que complemente as dotações da FCT.

Tags:
#IPCBRevolucao #CienciaEmFoco #Investigacao2025