Investigação em curso na embaixada de Israel em Copenhaga após pacote suspeito
A polícia dinamarquesa está a investigar um pacote suspeito na embaixada israelita devido a preocupações de segurança, enquanto aumenta a vigilância a estruturas judaicas na Europa.

A polícia da Dinamarca mobilizou hoje um reforço significativo para investigar um pacote suspeito na embaixada israelita em Copenhaga, conforme anunciadas pelas autoridades responsáveis.
“Estamos na embaixada de Israel, a averiguar um carregamento recebido”, referiu a polícia de Copenhaga através das suas redes sociais.
Embora não tenha sido fornecida mais informação sobre o incidente, a emissora pública dinamarquesa DR divulgou imagens da operação, mostrando vários veículos policiais e de emergência nas proximidades da embaixada, incluindo uma unidade especializada na resposta a materiais perigosos.
A polícia implementou restrições nas estradas à volta da embaixada como medida de precaução.
Anders Frederiksen, chefe de serviço da polícia de Copenhaga, tranquilizou a população, afirmando ao diário Ekstra Bladet que “os cidadãos na área não devem entrar em pânico”.
O aumento da vigilância e proteção das instituições israelitas e judaicas por parte das autoridades de segurança em diversos países europeus tem vindo a intensificar-se desde o início de um conflito de 12 dias entre Israel e o Irão em junho passado.
Na semana anterior a este incidente, as forças de segurança dinamarquesas detiveram um indivíduo na cidade de Aarhus, suspeito de estar a recolher informações sobre locais e pessoas judias na Alemanha para os serviços secretos iranianos. A Alemanha solicitou a extradição do detido.