Apagão em Lisboa causa cancelamento de voos e atrasos na cadeia de abastecimento, afetando o fluxo turístico na Madeira eretendo passageiros no Aeroporto Humberto Delgado.
Funchal, Madeira, 28 abr 2025 – O turismo da Madeira sente hoje o impacto de um apagão que afetou a Península Ibérica, com repercussões significativas no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
O secretário do Turismo, Ambiente e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, referiu que os contratempos estão a reter passageiros na capital, tendo sido cancelados três voos com destino à região. Segundo ele, “embora a atividade turística na Madeira se mantenha em pleno, a situação em Lisboa está fortemente comprometida”.
A REN (Redes Energéticas Nacionais) confirmou que o corte generalizado no fornecimento eléctrico impôs dificuldades em toda a Península, e que os planos de normalização da energia estão a ser implementados por etapas, com previsão de repor a electricidade a partir das 16:00, podendo demorar cerca de 10 horas.
Enquanto a operação no Porto e em Faro beneficia dos geradores de emergência, Lisboa enfrenta restrições que obrigaram a Polícia de Segurança Pública a reforçar o policiamento, contando com o Corpo de Intervenção para manter a ordem, tendo sido encerrado o Terminal 2.