Economia

Inovação global no Rio: 28 startups portuguesas marcam presença na Web Summit

há 17 horas

O Riocentro recebe mais de 34 mil participantes e 1.000 startups num evento que redefine alianças comerciais e impulsiona novas tecnologias.

Inovação global no Rio: 28 startups portuguesas marcam presença na Web Summit

O Riocentro, na Barra da Tijuca, é hoje o palco onde mais de 34.000 participantes se reúnem para partilhar ideias e promover novas parcerias, num cenário que envolve mais de 1.000 startups, 600 investidores globais e 300 oradores. Este encontro surge num momento crucial, em que as alianças comerciais tradicionais se transformam e o ecossistema tecnológico procura novas soluções para enfrentar os desafios económicos e logísticos internacionais.

Artur Pereira, diretor-geral do Web Summit para Portugal e Brasil, destacou que o evento tem se revelado um espaço privilegiado para a criação de ligações entre empresas, governos, investidores e mentes inovadoras. “Num contexto de escalada nas tarifas globais, impulsionada por medidas como as impostas pelo Presidente Trump a países como a UE e a China, o setor tecnológico enfrenta incertezas que perturbam os mercados e ameaçam as cadeias de abastecimento”, explicou.

Entre os diversos temas debatidos, a inteligência artificial, a sustentabilidade, as fintechs, a regulamentação das plataformas digitais e a promoção da diversidade na tecnologia ganham especial destaque. Nesta terceira edição do Web Summit no Rio, o Governo carioca prevê que o evento poderá atrair mais de 800 mil pessoas e injetar cerca de 1,2 mil milhões de reais (aproximadamente 250 milhões de euros) na economia local até 2028.

No âmbito português, 28 startups têm vindo a explorar novas soluções nas áreas de inteligência artificial, recursos humanos e sports & fitness. Com o apoio da Startup Portugal e da Unicorn Factory Lisboa, 11 destas empresas participam no quadro da iniciativa Business Abroad, contando com uma equipa de cerca de 200 colaboradores e já tendo captado mais de sete milhões de euros em investimentos provenientes de venture capital e business angels.

Para marcar o início das atividades, a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, em colaboração com a Startup Portugal, a Lisbon Unicorn Capital e com o suporte da AICEP, organiza um encontro no Palácio de São Clemente, localizado no Consulado de Portugal. O evento, que contará com intervenções de figuras como a cônsul geral adjunta Ana Rita Ferreira, António Montenegro Fiúza (presidente da Câmara) e o diretor executivo da Startup Portugal, António Dias Martins, visa estreitar os laços entre o ecossistema português e brasileiro de startups.

Nascido em 2010 na Irlanda, o Web Summit, que se transferiu para Lisboa em 2016 e se estabeleceu na cidade até 2028, continua a expandir-se internacionalmente, tendo recentemente marcado a sua presença no Médio Oriente com a edição do Web Summit Qatar, realizada no início de 2024.

Tags:
#InovaçãoGlobal #TechRevolution #StartupsPortugal