Política

Início das Jornadas Parlamentares do PSD e CDS-PP em Évora com Marques Mendes

As Jornadas Parlamentares do PSD e CDS-PP têm início em Évora, com Luís Marques Mendes como convidado especial. O evento, que visa 'Transformar Portugal', decorrerá até terça-feira.

há 6 horas
Início das Jornadas Parlamentares do PSD e CDS-PP em Évora com Marques Mendes

As Jornadas Parlamentares do PSD, em colaboração com a bancada do CDS-PP, iniciam-se hoje em Évora, tendo como convidado especial para o jantar o candidato a Presidente da República, Luís Marques Mendes. Este importante evento, que seguirá até terça-feira, traz consigo o lema 'Transformar Portugal' e contará com a presença de diversas figuras proeminentes, como o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes e o ex-ministro Pedro Duarte. O cardeal Américo Aguiar também estará presente e fará a sua intervenção sob o tema 'Portugal não deixa ninguém para trás', destacando a inclusão social.

No início do dia, os deputados farão duas visitas significativas: uma à Associação Évora 2027, que figura como Capital Europeia da Cultura, e outra ao futuro Hospital Central do Alentejo, cuja conclusão está prevista para o final de 2026 ou princípio de 2027.

A abertura formal, após o almoço, incluirá a transmissão de uma mensagem do presidente do CDS-PP, Nuno Melo, além de intervenções dos líderes parlamentares da coligação AD, Hugo Soares do PSD e Paulo Núncio do CDS-PP. O painel da tarde, intitulado 'Portugal que faz', contará com as intervenções de José Gonçalo Regalado, presidente do Banco de Fomento, Madalena Oliveira e Silva, nova presidente da AICEP, e Leonardo Mathias, representante do Sistema de Depósito e Reembolso de Portugal.

O jantar contará com a presença de Luís Marques Mendes, que já possui o apoio do PSD para as presidenciais de janeiro próximo, enquanto o CDS-PP ainda não se posicionou sobre esta votação.

Na terça-feira, um painel discutirá 'O Poder Local e a Reforma do Estado', com oradores como Pedro Santana Lopes, atual presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e Pedro Duarte, candidato à autarquia do Porto.

As jornadas encerram-se na terça-feira durante o almoço com intervenções dos líderes parlamentares e de Luís Montenegro, líder do PSD. Um dos principais objetivos desta iniciativa será preparar o debate sobre o 'estado da nação', agendado para quinta-feira, que será a última discussão antes da pausa parlamentar para as férias de verão.

Estas Jornadas Parlamentares representam a primeira grande iniciativa do PSD desde o início da XVII legislatura, após a coligação AD ter conquistado 91 deputados nas legislativas antecipadas de 18 de maio, embora sem uma maioria absoluta.

#TransformarPortugal #JornadasParlamentares #PoliticaPortuguesa