País

Incêndio em Alandroal: A situação persiste em estado crítico

Um incêndio deflagrou esta manhã em Alandroal, Évora. O vento forte e a extensa vegetação complicam o operacional na luta contra as chamas.

há 2 horas
Incêndio em Alandroal: A situação persiste em estado crítico

Um incêndio está a deflagrar desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira numa zona de mato, situando-se no concelho de Alandroal, no distrito de Évora. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, João Grilo, a situação é "muito complicada" e ainda "longe de ser resolvida".

João Grilo comentou, em declarações à RTP, que "o vento está forte e há muita matéria combustível", dificultando os esforços das equipas no terreno. Embora as operações parecessem estar sob controlo durante a tarde, surgiram vários reacendimentos, tornando a situação "extremamente difícil".

O presidente do município sublinhou também a evacuação de várias famílias, apelando à população para que "protejais as vossas vidas" e sigam as orientações das autoridades competentes.

Até às 16h45, um total de 296 operacionais, com o apoio de oito meios aéreos e 96 viaturas, estavam mobilizados para o combate às chamas, segundo informações da Proteção Civil.

Uma fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central revelou à agência Lusa que um bombeiro sofreu uma entorse durante as operações, mas foi assistido e é considerado ferido ligeiro.

O incêndio foi detetado às 09h22 e, de acordo com a GNR, o condutor de um camião, que está sob suspeita de ter causado o fogo, foi identificado e constituído arguido. O incidente poderá ter ocorrido devido a uma peça metálica desprendida do veículo que provocou faíscas, iniciando vários focos de incêndio.

Devido à dimensão do incêndio, a circulação na Estrada Nacional 255 (EN255), entre Alandroal e a vila de Terena, bem como na Estrada Nacional 373 (EN373) entre a sede de concelho e Juromenha, foi temporariamente interrompida.

Imagens espalhadas pelas redes sociais evidenciam a intensidade das chamas que se propagam pela região.

#IncendioAlandroal #EmergenciaNacional #ProtecaoCivil