Hyundai N afirma que motores de combustão continuam na agenda
A Hyundai N esclarece que, apesar da eletrificação, não abandonará os motores de combustão, reafirmando o seu compromisso com a diversidade de motorização.

A Hyundai N, conhecida pela sua linha de carros desportivos, não irá concentrar-se apenas em modelos elétricos na Europa, como inicialmente anunciado para 2024. Joon Park, responsável pela divisão, referiu à publicação britânica Autocar que a noção de que a marca está exclusivamente dedicada a veículos elétricos é um equívoco.
"O problema que enfrentamos é uma percepção errada na imprensa e entre os nossos admiradores de que a Hyundai N está a focar-se apenas nos elétricos, o que não corresponde à verdade", afirmou Park.
A Hyundai planeia continuar a evolução dos seus modelos, incorporando tanto veículos totalmente elétricos como outras formas de motorização. "Prosseguiremos com os elétricos, mas não nos limitaremos a eles. Para a N, a imaginação e a coragem são fundamentais", acrescentou.
Atualmente, os modelos em destaque da divisão N são os Ioniq 5 N e Ioniq 6 N, sendo este último esperado para ser lançado no próximo Festival Internacional da Velocidade de Goodwood, no Reino Unido.
Além dos veículos elétricos e híbridos, a marca já apresentou um conceito funcional movido a hidrogénio, o Vision N 74, em 2022. A divisão N foi criada em 2017, começando com o modelo i30 N, seguido pelo i20 N. No entanto, no ano passado, a Hyundai anunciou o fim da produção dos modelos N com motores de combustão interna para a Europa, reafirmando o seu compromisso de ter uma gama de produtos sem emissões até 2035 e ser 100% neutra em carbono até 2045.
No contexto europeu, o futuro dos motores de combustão é incerto, com a União Europeia a planear a sua eliminação até 2035, apesar da pressão da indústria automóvel. A VDA - Associação Alemã da Indústria Automóvel, por exemplo, sugere uma redução progressiva e a possibilidade de aprovar novos motores de combustão, contrapondo a proibição total. Essas discussões refletem as dificuldades em alcançar as metas climáticas sem um apoio mais robusto aos veículos elétricos.