Hospital de Sintra Inaugurado: Resposta às Necessidades da População
O novo Hospital de Sintra abre hoje, aliviando a pressão sobre o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca e melhorando o acesso aos cuidados de saúde na região.

A cerimónia de inauguração do novo Hospital de Sintra terá lugar hoje, marcando o fim de quatro anos de construção cuja missão é descomplicar a carga sobre o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), integrado na ULS Amadora-Sintra. Com o início das suas atividades, a nova unidade irá concentrar-se no atendimento de casos não urgentes no serviço de urgência.
A abertura do hospital surge apenas dois dias depois da implementação do serviço de urgência básica (SUB), que se inicia de forma faseada. O presidente do conselho de administração da ULS Amadora-Sintra, Carlos Sá, confirmou que, após a abertura do SUB no passado sábado, as atividades cirúrgicas e de internamento terão início hoje.
O SUB do novo Hospital de Sintra começou a funcionar após uma suspensão temporária do serviço em Mem-Martins, que ocorreu devido à transferência de serviços na semana anterior. Carlos Sá salientou que a nova unidade hospitalar "permitirá cuidados mais diferenciados e mais próximos das populações" de Amadora e Sintra, abrangendo consultas, intervenções cirúrgicas, internamentos e urgências.
Localizado no Casal da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, o Hospital de Sintra apresenta uma área coberta de 10.500 metros quadrados e uma área descoberta de 49.000 metros quadrados, representando um investimento de cerca de 81 milhões de euros, beneficiando um total de 550 mil utentes.
O valor da construção do hospital foi de 63,8 milhões de euros, enquanto a aquisição de equipamentos e instalações perfaz uma soma de cerca de 17 milhões de euros. A nova unidade contará com um serviço de ambulatório, consultas externas, diagnósticos, medicina física de reabilitação, e uma unidade de saúde mental, além de um bloco de cirurgia de ambulatório.
A par disso, o hospital dispõe de um serviço de urgência básica com capacidade para realizar cerca de 60 mil atendimentos anuais, o que representa cerca de metade das urgências atualmente atendidas no Hospital Amadora-Sintra. Além das 60 camas de internamento, conta com uma farmácia, uma unidade de esterilização e um espaço dedicado para ensino e formação.