País

Homem do Cazaquistão preso em Portugal aguarda julgamento em prisão domiciliária

Um cidadão cazaque, detido no Algarve, enfrenta acusações de burla qualificada, sendo suspeito de lesar o Estado do seu país em 1,8 milhões de euros.

30/06/2025 22:25
Homem do Cazaquistão preso em Portugal aguarda julgamento em prisão domiciliária

Um homem de nacionalidade cazaque foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) no Algarve, em 25 de junho, após um pedido formal de detenção provisória proveniente das autoridades do Cazaquistão. A detenção ocorreu em Quarteira, no município de Loulé, devido a suspeitas de "apropriação ou desvio de bens confiados a outrem".

Após o seu interrogatório no Tribunal da Relação de Évora, a Procuradoria-Geral Regional de Évora informou que, em 27 de junho, solicitou a manutenção da detenção, tendo sido decidido que o indivíduo aguardasse o desenrolar do processo em prisão domiciliária, com vigilância eletrónica. O cidadão, que aceita esta condição, está agora sujeito a restrições de movimentação em sua residência.

De acordo com a PJ, o detido, de 69 anos, é suspeito de ter orquestrado um esquema de burla entre 2019 e 2022, através da celebração de contratos falsos de fornecimento de equipamento e uniformes desportivos com várias organizações. O crime alegadamente resultou num prejuízo de 1,8 milhões de euros para o Estado do Cazaquistão.

Os fundos obtidos com esta fraude foram supostamente distribuídos entre os membros do grupo criminoso e transferidos por intermediários, incluindo a emissão de dividendos. O homem enfrenta agora acusações que podem resultar em até 12 anos de prisão em caso de condenação.

#JustiçaEmAcção #FraudeInternacional #PolíciaJudiciária