Cultura

Heart Trio inaugura a 41.ª edição do Jazz em Agosto na Gulbenkian

O Heart Trio, com William Parker, Cooper-More e Hamid Drake, marca o início do 41.º Jazz em Agosto, que prolonga a sua programação até ao dia 10 de agosto em Lisboa.

01/08/2025 06:45
Heart Trio inaugura a 41.ª edição do Jazz em Agosto na Gulbenkian

O Jazz em Agosto tem início hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com a atuação do Heart Trio, composto por William Parker, Cooper-More e Hamid Drake. Este festival, que celebra a música jazz contemporânea, irá decorrer até 10 de agosto e apresenta um total de 13 concertos, que serão realizados em diversos espaços da instituição, incluindo o Anfiteatro ao Ar Livre, o Grande Auditório e o Auditório 2.

A formação Heart Trio promete encantar o público com o seu conceito de "música para o nascer e o pôr-do-sol", abordando uma sonoridade que, segundo os próprios, visa proporcionar uma "cura espiritual" através dos sons. Desde 2012, esses músicos têm colaborado no quarteto In Order to Survive e serão os responsáveis por dar início às celebrações do festival.

Entre as atuações de destaque nesta edição do Jazz em Agosto, a pianista Kris Davis irá apresentar um trio com o contrabaixista Robert Hurst e o baterista Jonathan Blake no sábado. Nesse mesmo dia, o músico português Rafael Toral apresentará o seu álbum "Spectral Evolution", lançado no ano passado.

No domingo, o saxofonista Darius Jones estará em palco com o seu novo trabalho "Legend of e'Boi (The Hypervigilant Eye)", ao lado de Chris Lightcap e Gerald Cleaver. Também no mesmo dia, a compositora e DJ Mariam Rezaei terá como convidados Julien Desprez e Lucas König.

A programação continua com o Luís Vicente Trio na segunda-feira, seguido pelo contrabaixista João Próspero que apresentará o seu álbum "Sopros" na terça-feira. O trio MOPCUT, que inclui a improvisadora Audrey Chan, o guitarrista Julien Desprez e o baterista Lucas König, subirá ao palco no dia 6 de agosto, numa colaboração especial com a banda Dälek e a vocalista Moor Mother.

No dia 7 de agosto, o pianista Pat Thomas irá trazer ao festival uma seleção de músicos representativos da vibrante cena contemporânea de Londres. O guitarrista Shane Parish terá duas actuações: no dia 8 com o trio Ahleuchatistas e, no dia seguinte, numa performance solo.

Os Thumbscrew, que são formados por Mary Halvorson, Michael Formanek e Tomas Fujiwara, atuarão em 9 de agosto, enquanto a grande final do festival será marcada pelo Patricia Brennan Septet e a colaboração de Elias Stemeseder e Christian Lillinger no dia 10.

O Patricia Brennan Septet contará com a participação de renomados músicos como os saxofonistas Jon Irabagon e Mark Shim, o trompetista Adam O'Farrill, o contrabaixista Kim Cass, o baterista Dan Weiss e o percussionista Keisel Jimenez.

#JazzEmAgosto #HeartTrio #FestivalDeJazz