País

Greve dos Observadores Meteorológicos É Uma Chamada à Integração Profissional

Hoje, os observadores meteorológicos e geofísicos do IPMA estão de greve, reivindicando a unificação das suas carreiras profissionais, uma ação promovida pela FNSTFPS.

há 2 horas
Greve dos Observadores Meteorológicos É Uma Chamada à Integração Profissional

Os observadores meteorológicos e geofísicos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estão a realizar uma greve de 24 horas para exigir a integração numa única carreira. Esta iniciativa foi convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS).

Segundo a FNSTFPS, cerca de 60 profissionais exercem funções idênticas, mas estão distribuídos por quatro carreiras diferentes, o que resulta em disparidades salariais e limitações nas perspetivas de progressão na carreira.

Orlando Almeida, dirigente da FNSTFPS, comentou à Lusa que, até agora, a tutela não tomou medidas para corrigir esta situação e integrar todos os observadores numa carreira técnica superior, conforme seria adequado.

A greve poderá ter implicações na prestação de serviços de informação meteorológica nos aeroportos e aeródromos. O Ministério da Agricultura e do Mar, responsável pelo IPMA, afirmou que está a colaborar com o Ministério das Finanças para resolver esta problemática.

“O processo de consolidação da mobilidade intercarreiras dos observadores meteorológicos é uma reivindicação que data de 2017, e o atual Governo está empenhado em dar uma resposta a estas aspirações”, declarou o ministério.

#GreveObservadores #IntegraçãoProfissional #UnidadeNasCarreiras