Autoridades mobilizam grupo especializado para investigar falha na rede de transporte, originária possivelmente em Espanha, e normalizar o fornecimento elétrico o mais depressa possível.
O Governo português mobilizou de imediato uma equipa de acompanhamento para monitorizar uma interrupção elétrica que afetou várias regiões do país, bem como outros países europeus. Segundo o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, a origem do problema parece estar relacionada com uma falha na rede de transporte, possivelmente em Espanha.
A administração está a trabalhar em conjunto com diversos agentes, tanto públicos como privados, para restabelecer o fornecimento de energia e garantir a continuidade dos serviços essenciais, nomeadamente na saúde, transportes e segurança, sem, contudo, definir um prazo de normalização.
As autoridades para além de estarem empenhadas em resolver as interrupções imediatas, têm vindo a coordenar esforços para minimizar as perturbações na vida dos cidadãos e assegurar a ordem pública. As atualizações sobre a situação serão fornecidas continuamente ao longo do dia, num esforço conjunto que visa retomar a normalidade o quanto antes.