O ex-nadador Gary Hall Jr. recebeu réplicas das suas dez medalhas olímpicas após as originais terem sido destruídas pelos incêndios em Los Angeles, num gesto inédito do Comitê Olímpico Internacional.
Hoje, o antigo nadador norte-americano Gary Hall Jr. foi surpreendido com a entrega de réplicas das suas dez medalhas olímpicas, que conquistou durante os Jogos de Atlanta 1996, Sydney 2000 e Atenas 2004. Este gesto simboliza o apoio do Comitê Olímpico Internacional (COI) após a perda das medallas originais nos devastadores incêndios que atingiram Los Angeles no início deste ano.
A cerimónia decorreu na Casa Olímpica de Lausana, Suíça, onde o presidente do COI, Thomas Bach, fez a entrega das réplicas. Gary Hall, com um sorriso, comentou: “Nunca antes foram substituídas 10 medalhas olímpicas, possivelmente porque ninguém perdeu tantas. Vou tentar cuidar melhor delas.”
No dia 7 de janeiro, os incêndios que devastaram áreas de Los Angeles resultaram na perda da casa de Hall em Pacific Palisades, um prestigiado bairro localizado entre as montanhas de Santa Mónica e o Oceano Pacífico. Durante a tragédia, o ex-nadador viu-se privado das suas cinco medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze, que foram consumidas pelas chamas.
Após a incêndio, o COI assegurou a Hall que ele receberia réplicas das medalhas que tanto significam para ele. Os incêndios que atingiram a cidade causaram a morte de pelo menos 30 pessoas e resultaram na destruição de áreas vastas em bairros como Pacific Palisades e Altadena. Los Angeles, que já acolheu os Jogos Olímpicos em 1932 e 1984, será também a anfitriã dos Jogos em 2028.