Festival Matosinhos em Jazz 2025 arranca com a guitarra de Mansur Brown
O guitarrista britânico Mansur Brown dá início, hoje, ao festival gratuito Matosinhos em Jazz 2025, que conta com nomes como Amaro Freitas e Cherise ao longo do mês.

O festival Matosinhos em Jazz 2025, promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, começa hoje com um concerto do aclamado guitarrista britânico Mansur Brown. Este evento gratuito decorre durante todo o mês de julho, com os espetáculos a terem lugar diariamente às 18h00.
A abertura deste ano teve lugar na terça-feira, com a inauguração de uma exposição no Parque Basílio Teles. A mostra destaca reinterpretações de capas clássicas de álbuns de jazz, realizadas por cinco artistas portugueses: Barbara R., Nuno Trigueiros, Bina Tangerina, Mariana PTKS e Tiago Galo.
O festival continua no sábado, dia 8 de julho, com uma apresentação do pianista brasileiro Amaro Freitas. No dia 12, será a vez do projeto corto.alto, liderado pelo multi-instrumentista britânico Liam Shortall, seguido pela cantora britânica Cherise no dia 13. O evento contará também com a presença da australiana Allysha Joy, no dia 19, e da luso-croata Lana Gasparøtti, no dia 20.
Outros dois concertos notáveis da programação realizam-se na Praça Guilhermina Suggia. No dia 24 de julho, a Orquestra Sinfonia do Porto Casa da Música apresentará "Sons do Brasil", com o trompetista Gileno Santana como convidado. Tendo lugar às 22h00, o dia seguinte verá a Orquestra Jazz de Matosinhos em palco, acompanhada pelo fadista Ricardo Ribeiro e pelo pianista João Paulo Esteves da Silva. Ambos os concertos são de entrada livre.