Festival Boom inicia com performance inovadora da La Fura Dels Baus
A 15.ª edição do Boom Festival em Idanha-a-Nova começa com um espetáculo impactante da companhia catalã La Fura Dels Baus, que promete uma experiência imersiva única.

A 15.ª edição do Boom Festival, marcada para começar esta quinta-feira em Idanha-a-Nova, inicia com a performance impressionante "Emergency EXIT", pela famosa companhia de teatro catalã La Fura Dels Baus, que será apresentada às 22h00 na área do Central Plaza.
Conhecida desde os anos 80 pela sua abordagem disruptiva nas artes performativas, a La Fura Dels Baus combina música, performance, visuais e interação com o público, criando um espetáculo que ultrapassa as categorias tradicionais. Segundo a organização do festival, esta performance vai envolver não apenas o público, mas torná-lo parte integrante da experiência.
Com a colaboração do compositor Satori e dos videoartistas de Eyesberg, o espetáculo promete uma fusão de som, movimento e imagem, resultando numa vivência intensa e subversiva que desafia o espectador a entrar numa reflexão profunda sobre os desafios ambientais atuais.
A temática de "consciência ambiental" é central, alinhando-se com o ethos do Boom Festival, que procura promover mudanças na forma como interagimos com a natureza, especialmente em tempos de crises climáticas. A performance transforma o espaço, proporcionando uma jornada visceral através da beleza, resistência e caos.
Os bilhetes para o festival esgotaram em apenas dois dias, com 40 mil entradas vendidas para participantes de 169 países. O evento, que ocorre até ao dia 24, tem como tema "The ritual of dance" e a venda limitada de bilhetes visa promover a harmonia entre o número de visitantes e o ecossistema da 'Boomland', que abrange 150 hectares.
Além da performance inaugural, o festival contará com atuações de várias figuras da música portuguesa, como Bateu Matou, Miramar, Batida e Rui Vargas. Para acomodar os estimados 40 mil visitantes, a 'Boomland' está equipada com 45 unidades de restauração e lojas de produtos biológicos, além de contar com 32 fornecedores.
A organização do festival mobiliza cerca de 2.000 profissionais de 86 nacionalidades, e apresenta 21 áreas de programação, com 1.128 artistas oriundos de 29 países, destacando-se uma escultura do artista Michael Benisty.