Cultura

MOTELX celebra o talento feminino no terror com novo prémio

O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa (MOTELX) será focado nas mulheres e instituirá o Prémio Noémia Delgado, que distinguirá a produtora Gale Anne Hurd.

16/07/2025 22:15
MOTELX celebra o talento feminino no terror com novo prémio

A 19.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, o MOTELX, irá decorrer entre 09 e 15 de setembro no Cinema São Jorge, com um enfoque especial nas mulheres cineastas. Um dos momentos altos será a entrega do Prémio Noémia Delgado a Gale Anne Hurd, uma reconhecida produtora e argumentista com uma carreira notável, conhecida por filmes como 'Aliens', 'O Abismo', 'Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento' e 'Armageddon'.

Este prémio foi criado para homenagear autoras pioneiras frequentemente ignoradas e para destacar o emergente talento feminino que está a inovar dentro do género do terror. O nome do prémio presta tributo a Noémia Delgado (1933-2016), uma figura influente no cinema fantástico português e uma defensora do cinema de género realizado por mulheres.

A programação apresentada destaca o cinema português, com três longas-metragens a competir pelo Prémio Méliès d'Argent - Melhor Longa Europeia: 'Sombras', de Jorge Cramez, 'A Pianista', de Nuno Bernardo, e 'Crendices', uma obra de terror totalmente madeirense, realizada pelo grupo humorístico 4Litro.

O prémio de Melhor Curta de Terror Portuguesa irá reconhecer 12 curtas que refletem a vitalidade do terror nacional, abordando questões sociais relevantes, como a precariedade habitacional em 'O próximo passo', de Pedro Batalha, e a saúde mental em 'Resut', de Mafalda Jacob.

A seleção para o Prémio Méliès d'Argent na categoria de Melhor Curta-Metragem Europeia inclui obras como 'Grito', de Luís Costa, e duas animações, 'Sequencial', de Bruno Caetano, e 'Amarelo Banana', de Alexandre Sousa, entre outras.

Na secção 'Sala de Culto', o festival apresentará a estreia em Portugal de 'Los mil ojos del asesino', um thriller de espionagem rodado em Lisboa, Barcelona e Roma, que explora a cultura e a política da época antes do 25 de abril de 1974. A cidade foi escolhida pela sua acessibilidade econômica e pela aspiração política de promover uma imagem positiva.

Além disso, o MOTELX irá exibir a comédia 'A Useful Ghost', aclamada na Semana da Crítica do Festival de Cannes, o filme 'Opus', do jornalista Mark Anthony Green, e ainda 'Enterre seus mortos', de Marco Dutra.

No âmbito das atividades que acompanham as exibições, o festival irá realizar nos dias 10 e 11 de setembro a primeira edição do Digital Film Festival, destinada à troca de ideias e inovação entre criadores de conteúdos audiovisuais.

#MulheresNoTerror #CulturaFeminina #MOTELX2023