País

Família portuguesa despojada de lar em incêndio nos EUA

há 4 horas

Emigrantes em Newark, Nova Jérsia, perderam tudo num incêndio, mas um símbolo de fé resistiu. A comunidade apóia a recuperação da família.

Família portuguesa despojada de lar em incêndio nos EUA

Uma família de emigrantes de Portugal viveu uma tragédia no passado mês de abril, ao perder a sua residência e um dos seus cães num incêndio em Ironbound, Newark, no estado da Nova Jérsia.

A fonte desta informação foi a própria família, que revelou que o sinistro ocorreu a 22 de abril e foi provavelmente causado por um curto-circuito. Zacarias Barbosa e Maria Generosa Barbosa, ambos com 70 anos e a necessitar de cadeiras de rodas por razões de saúde, conseguiram escapar graças à ajuda de um filho que se encontrava em casa.

"Tive de me arrastar para fora de casa. O nosso filho foi fundamental e ainda tentou salvar os nossos quatro cães", mencionou Zacarias, lamentando a perda de um dos animais que lhe fazia companhia. "Choro muito por ele; dormia sempre ao meu lado e punha a cabeça na minha perna", recordou.

Embora não tenham sofrido ferimentos graves, a família precisou de ser observada no hospital. Infelizmente, Zacarias também perdeu uma prótese da perna direita, que já havia sido amputada devido a complicações relacionadas com diabetes.

Quase todas as suas pertenças foram destruídas no incêndio, e a casa ficou irreconhecível. Contudo, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima sobreviveu ilesa. "É incrível! Para mim, a única explicação é a fé que temos. Foi a Nossa Senhora de Fátima que nos protegeu", afirmou.

Atualmente, a família encontra-se hospedada num hotel à espera de um novo apartamento, enquanto os seus cães estão aos cuidados de amigos. Nesta situação difícil, uma amiga da família lançou uma campanha na plataforma GoFundMe, já tendo arrecadado 24 mil dólares de um objetivo de 28 mil, para ajudar nas despesas imediatas.

O casal é natural do distrito de Aveiro e a sua comunidade tem demonstrado um grande apoio nesta fase de recuperação.

Tags:
#Solidariedade #Esperança #FéInabalável