Cultura

Exposição "Provas Materiais" em Serralves: Reflexão sobre a Memória e a Matéria

O Museu de Serralves no Porto apresenta "Provas Materiais", até 16 de novembro, com 28 obras de oito artistas contemporâneos que exploram a interseção entre matéria e memória.

17/06/2025 15:27
Exposição "Provas Materiais" em Serralves: Reflexão sobre a Memória e a Matéria

O Museu de Serralves, localizado no Porto, está a receber a exposição "Provas Materiais", que ficará em exibição até ao dia 16 de novembro. Esta iniciativa oferece uma investigação profunda sobre a interligação entre a matéria e a memória, apresentando um total de 28 obras provenientes de oito artistas contemporâneos.

Os artistas, nascidos após 1984, incluem Aria Dean, Cameron Rowland, Nour Mobarak, P. Staff, Sara Deraedt, Tarik Kiswanson, e os portuenses Hugo Flores e Paulo Mariz. Representando uma diversidade de origens que se estendem do Líbano aos Estados Unidos, passando pela Suécia, Palestina, Portugal, Reino Unido, Bélgica, França e Grécia, cada artista tem uma sala dedicada ao seu universo criativo.

Durante uma visita guiada pelo diretor do museu, Philippe Vergne, este explicou que a escolha de dedicar uma sala a cada artista visa permitir que as obras "respirem" individualmente. Algumas das peças foram desenvolvidas especificamente para esta mostra, que representa a primeira exposição coletiva organizada pelo espaço desde 2017.

O título "Provas Materiais" refere-se aos elementos que sustentam argumentos em contextos de julgamento, embora a exposição não tenha essa natureza. Segundo Vergne, os artistas estão unidos na sua exploração da materialidade, abordando diversos temas como a guerra, migrações e a relação com o meio ambiente, convidando os visitantes a refletir sobre o impacto da poluição e a memória coletiva.

Filipa Loureiro, coordenadora da exposição, revelou que o projeto começou a ser elaborado há dois anos. A seleção dos artistas foi cuidadosamente pensada, com o objetivo de trazer à tona não só as suas distintas trajetórias, mas também as intersecções que surgem nas suas obras e nas suas relações. "É uma pequena bienal", afirmou, sublinhando que, apesar das diferenças, as obras interagem e dialogam entre si, criando uma narrativa comum.

Com uma diversidade de linguagens artísticas, que incluem instalação, escultura, pintura e vídeo, "Provas Materiais" é o resultado de um denso trabalho investigativo, que exige uma exploração minuciosa para se captar a profundidade e complexidade dos temas abordados. Esta exposição tem como objetivo questionar a história, as relações sociais, políticas e económicas, e os diferentes esferas de poder.

#ArtesContemporâneas #MemóriaEMatéria #Serralves