Mundo

Ex-presidentes dos EUA celebram a ascensão de compatriota ao papado

há 2 horas

Barack Obama e Joe Biden congratulam Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, expressando desejos de sucesso no novo papel espiritual.

Ex-presidentes dos EUA celebram a ascensão de compatriota ao papado

Os ex-presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama e Joe Biden, manifestaram hoje a sua satisfação face à eleição de Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV, desejando-lhe sucesso nesta nova missão. Em declarações nas redes sociais, Obama referiu que “este é um dia histórico para os Estados Unidos e rezo por Leão XIV ao iniciar o seu sagrado trabalho de liderar a Igreja Católica, sendo um exemplo para muitos, independentemente da sua fé”.

O ex-presidente também deixou uma mensagem calorosa da sua esposa, Michelle Obama, congratulando um "compatriota de Chicago", cidade onde o casal possui uma residência.

Por sua vez, Joe Biden, que é católico, e a sua esposa, Jill Biden, também expressaram os seus votos de êxito ao novo Papa, afirmando: “Que Deus abençoe o Papa Leão XIV. Jill e eu damos-lhe as nossas felicitações e desejamos-lhe muito sucesso”, através da plataforma social X.

A escolha de Prevost foi anunciada com a saída do fumo branco da chaminé da Capela Sistina em Roma, às 17:08, horário de Portugal continental, após o conclave que congregou 133 cardeais no Vaticano. Este momento marca um feito significativo, uma vez que Leão XIV é o primeiro Papa nascido nos Estados Unidos.

Prevost, natural de Chicago e com 69 anos, obteve a nacionalidade peruana em 2015, tendo passado grande parte da sua vida eclesiástica no Peru. Ele sucede ao Papa Francisco, que faleceu em 21 de abril.

Tags:
#PapaLeãoXIV #HistoryInTheMaking #EleiçõesPapa