País

Energia integral restaurada no Hospital São João após apagão

há 6 horas

Após uma falha que afetou várias regiões, o Hospital São João recuperou energia total, assegurando os cuidados emergenciais e urgentes dos seus pacientes.

Energia integral restaurada no Hospital São João após apagão

Na última terça-feira, o Hospital São João, no Porto, reportou a normalização completa da rede elétrica por volta das 21h00. Segundo uma fonte oficial, a instituição confirmou que, neste momento, a energia foi restabelecida integralmente, tendo sido enviada uma mensagem às 21h02 a informar que "temos, a partir de agora, energia em pleno da rede".

Na sequência de um apagão que afetou diversas regiões do país, o hospital entrou em ação, ativando o seu plano de contingência no início da tarde. Foram suspendidas as atividades programadas e não prioritárias, de forma a preservar os recursos energéticos dos geradores, cuja eficácia dependia da gestão do combustível disponível. Assim, áreas críticas como o bloco operatório para intervenções cirúrgicas urgentes e a Unidade de Cuidados Intensivos foram prioritariamente asseguradas.

O procedimento visou otimizar os recursos disponíveis em prol do bem-estar dos doentes, enquanto uma falha elétrica, iniciada às 11h30, deixou várias cidades, de Norte a Sul do país, sem fornecimento. A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou que se tratou de um corte maciço que afetou não só a Península Ibérica e parte do território francês, mas também levou à ativação faseada dos planos de restabelecimento de energia. Paralelamente, o Governo constituiu um grupo de trabalho para monitorizar a situação, que, segundo antecipações, teria a sua origem fora de Portugal.

Tags:
#EnergiaRestaurada #HospitalSãoJoão #ContingênciaEmergencial