Elon Musk Lança o 'Partido da América' visando a Liberdade
O empresário Elon Musk anuncia a fundação do "Partido da América", prometendo restaurar a liberdade, após desentendimentos com Donald Trump e oposição ao orçamento presidencial.

Elon Musk, o multimilionário sul-africano e ex-aliado de Donald Trump, fez um anúncio significativo hoje ao criar o "Partido da América". Através da sua plataforma de social media, X (anteriormente conhecida como Twitter), Musk declarou: "Hoje, o Partido da América foi criado para vos devolver a liberdade".
O empresário está a manifestar oposição ao recente projeto de lei orçamental proposto pelo Presidente dos EUA, acusando-o de agravar a dívida pública. Musk tinha afirmado que, caso o orçamento fosse aprovado, ele estabeleceria a sua própria formação política.
Apesar de não poder apresentar-se a eleições presidenciais devido ao seu nascimento na África do Sul, Musk organizou uma sondagem na sua rede social numa data simbólica, o feriado nacional americano, onde questionou os utilizadores sobre o apoio a um novo partido político. Os resultados foram expressivos, com 65% dos 1,2 milhões de participantes a manifestarem-se a favor da ideia.
Sem rodeios, Musk afirmou: "Numa proporção de dois para um, quer um novo partido político, e tê-lo-á!" Para ele, a atual situação política dos Estados Unidos se assemelha a um "sistema de partido único, não a uma democracia" quando se trata de gestão de desperdício e corrupção.
Musk, que tinha apoiado financeiramente a campanha de Trump para as eleições presidenciais de 2024 e que era responsável por cortes de despesas no governo, viu-se envolvido em desentendimentos públicos com o ex-presidente desde maio.