Economia

EDPR estabelece acordo para projeto de armazenamento de 60 MW na Polónia

A EDP Renováveis anunciou a assinatura de um contrato a longo prazo para um projeto de armazenamento de energia de 60 MW na Polónia, solidificando seu compromisso com tecnologias sustentáveis.

30/06/2025 10:10
EDPR estabelece acordo para projeto de armazenamento de 60 MW na Polónia

A EDP Renováveis (EDPR) revelou hoje ter firmado um contrato de longo prazo com a Axpo Polska para um projeto de armazenamento de energia de 60 MW na Polónia. Esta informação foi divulgada pela empresa antes da abertura dos mercados.

De acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), através deste acordo, "a EDPR garante receitas com uma estrutura de 'floor' e partilha de receitas, vinculado a um sistema de armazenamento de energias por baterias (Battery Energy Storage System - BESS) de 60 MW, equivalente a 241 MWh."

O projeto, que deverá entrar em funcionamento comercial em 2027, já conta com um contrato de pagamento de capacidade que foi obtido através do leilão do mercado de capacidade primário polaco, programado para o final de 2024. Este contrato será adicionado ao acordo agora celebrado, resultando num elevado valor atual líquido contratado e cumprindo os critérios de investimento da EDPR, conforme indicado pela subsidiária da EDP.

Este entendimento é considerado uma das primeiras iniciativas privadas do género na Polónia, demonstrando o empenho da EDPR com a inovação e a aplicação de novas tecnologias. A empresa afirma que este projeto é fundamental para o armazenamento de energias, maximizando o potencial das energias renováveis e apoiando a aceleração da transição energética e a descarbonização da economia.

#EnergiaRenovavel #TransicaoEnergetica #InovacaoTecnologica