Política

Durão Barroso questiona falta de esclarecimentos após apagão histórico

há 6 horas

O ex-primeiro-ministro português critica a demora na explicação do apagão que afetou a Península Ibérica e defende a necessidade de uma política energética comum na Europa.

Durão Barroso questiona falta de esclarecimentos após apagão histórico

Durão Barroso, antigo presidente da Comissão Europeia, manifestou a sua perplexidade em relação à falta de informações sobre o apagão que, no passado dia 28 de abril, deixou Portugal, Espanha, Andorra e partes da França sem eletricidade. Numa entrevista ao jornal espanhol 20minutos, Barroso afirmou que é "bastante estranho" que ainda não se conheçam as causas e os motivos que levaram a este evento.

"É fundamental que tenhamos um esclarecimento completo sobre o que realmente se passou, com total transparência", sublinhou o social-democrata. Barroso destacou que a situação é preocupante, considerando que, ao fim de tantos dias, as respostas ainda não foram apresentadas.

Adicionalmente, o ex-primeiro-ministro adiantou a necessidade de uma "política comum" no setor energético, para que se possam aprender lições e aumentar a resiliência, não apenas na Península Ibérica, mas em toda a Europa. "Embora as soluções possam variar, é crucial que adoptamos uma abordagem integrada em matéria de segurança energética", afirmou.

O apagão resultou em problemas diversos, incluindo o encerramento de aeroportos, congestionamento do tráfego e escassez de combustíveis. Em resposta, a Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade anunciou a constituição de um comité para investigar o que se passou, buscando estabelecer as causas fundamentais e emitir recomendações numa análise detalhada do incidente.

Tags:
#ApagãoInvestiga #PolíticaEnergética #TransparênciaEuropeia