Política

Embarcação da IL enfrenta contratempos, mas Rui Rocha promete um futuro promissor

há 4 horas

Rui Rocha, líder da IL, viu o seu passeio de barco na Póvoa de Varzim interrompido pela Polícia Marítima, mas assegura que navegará "em mar alto" após as eleições.

Embarcação da IL enfrenta contratempos, mas Rui Rocha promete um futuro promissor

Num evento agendado para esta manhã na Póvoa de Varzim, Rui Rocha, acompanhado pelo ex-líder da IL e candidato pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, embarcou no barco Silva Marques com a intenção de discutir temas relacionados com o trabalho e a pesca.

Contudo, após apenas 10 minutos no mar, a embarcação foi forçada a voltar ao porto sem conseguir ultrapassar a barra, tendo à espera no regresso um jipe e dois agentes da Polícia Marítima.

As explicações dadas pela equipa da IL e pela tripulação foram de que não existia a autorização necessária para a navegação ou que o número de tripulantes excedia o permitido, uma situação que Rui Rocha não hesitou em comentar.

Ao expressar o seu desalento pelo insucesso da viagem, Rocha fez questão de frisar que a situação ilustra a excessiva burocracia existente em Portugal. "Esta interpretação que levaram a cabo, de que a viagem era de carácter comercial, revela as dificuldades que encontramos. O que se pretendia era um espaço de liberdade de informação e acho que é um exemplo claro do excesso de regulamentação", lamentou.

O líder da IL apela aos eleitores para que, no dia 18 de maio, deem o seu voto ao partido, a fim de promover a clarificação da legislação e a redução da burocracia, afirmando que "temos de simplificar o país e tornar as leis mais claras".

No contexto da pesca, Rocha elucidou que, tal como muitas outras profissões em Portugal, esta sector não proporciona a compensação justa aos seus trabalhadores. "As pessoas que trabalham arduamente na pesca merecem recompensas adequadas ao seu esforço. É necessário um país que facilite o trabalho e reduza a carga burocrática para os pequenos empresários e comerciantes", defendeu.

Em meio a este percalço, Rui Rocha demonstrou confiança num futuro em que a IL possa liderar na implementação de mudanças significativas, prometendo "baixar impostos para quem gera riqueza no país" e "simplificar o funcionamento do Estado".

Tags:
#LiberdadeDeInformação #SimplificarPortugal #MenosBurocracia