Política

Doze partidos em análise: propostas e desafios a uma semana das eleições

há 3 horas

Hoje, diversos partidos sem representação parlamentar apresentam as suas visões para o futuro de Portugal, num debate promovido pela RTP, a poucos dias das eleições legislativas.

Doze partidos em análise: propostas e desafios a uma semana das eleições

Hoje à noite, às 21h00, a Nova SBE em Carcavelos será o palco de um debate que reunirá doze partidos sem assento na Assembleia da República, com a intenção de partilhar as suas propostas para a nação, apenas 13 dias antes das eleições legislativas antecipadas.

Entre os partidos históricos que participarão, encontram-se o Partido Popular Monárquico (PPM), o Partido da Terra (MPT) e o Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP). O Partido Liberal Social (PLS), recém-fundado em março de 2023 e liderado por José Cardoso, marcará a sua estreia no debate, apresentando-se como uma alternativa aos autoritarismos de diversas correntes ideológicas, propondo um liberalismo social que promova a dignidade e a equidade.

O MPT, fundado em 1993 e associado a Gonçalo Ribeiro Telles, defende uma política centrada na sustentabilidade e no bem-estar das populações, tendo obtido o seu melhor desempenho nas eleições europeias de 2014. O PPM, à frente do qual se encontra Gonçalo da Câmara Pereira, designou Paulo Estêvão para candidato a primeiro-ministro, mantendose fiel aos princípios tradicionais e ecológicos.

Na extrema-direita, o partido Ergue-te, liderado por Rui Fonseca e Castro, sugere uma "solução nacionalista" para revitalizar Portugal, enquanto o Alternativa Democrática Nacional (ADN), fundado em 2021 por Joana Amaral Dias, foca na luta contra a corrupção e defende uma plataforma social conservadora.

O Nova Direita, criado em 2022 e presidido por Ossanda Líber, ao se autodenominar o "partido das famílias", propõe políticas rigorosas em relação à imigração e combate à ideologia "woke".

O Juntos pelo Povo (JPP), com sede na Madeira e que se afirmou como a segunda força mais votada nas últimas eleições regionais, promove a liberdade e a igualdade no contexto liberal. O Volt Portugal, centrado na política entre a direita e a esquerda, e o RIR -- liderado por Márcia Henriques, que propõe um afastamento das políticas tradicionais, estarão também presentes no debate.

O Partido Trabalhista Português (PTP), que ganhou destaque na Madeira através de José Manuel Coelho, e o Nós, Cidadãos (NC), que promove uma agenda de direitos humanos e transparência, completam o leque de participantes, que visam trazer novas propostas para os desafios do nosso país.

Tags:
#DebatePolítico #Eleições2023 #NovasVozes