País

Dois jovens apanhados em Loures por burla a empresas na Finlândia

há 3 horas

A Polícia Judiciária deteve dois jovens por suspeitas de burla a empresas finlandesas, acumulando lucros ilícitos que atingem cinco milhões de euros.

Dois jovens apanhados em Loures por burla a empresas na Finlândia

Na passada quinta-feira, dois jovens de 22 anos foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) sob a suspeita de estarem ligados a uma rede criminosa transnacional, focada em atividades de economia ilícita, burlas e branqueamento de capitais.

De acordo com a PJ, os detidos utilizavam uma técnica conhecida como 'CEO Fraud' para enganar empresas na Finlândia, resultando em perdas financeiras significativas. "O montante obtido de forma ilícita por esta organização ultrapassa os cinco milhões de euros", refere o comunicado da autoridade.

O dinheiro era transferido para contas bancárias em Portugal, configuradas especificamente para receber esses fundos, pertencendo a empresas fictícias criadas para este propósito. Assim que os valores entravam em território nacional, eram rapidamente movimentados para outras contas.

A PJ informou que recentemente também foram detidos outros dois indivíduos ligados a crimes semelhantes, fazendo parte de uma célula distinta da mesma organização criminosa.

Os jovens detidos serão agora levados à autoridade judiciária competente para o primeiro interrogatório e, eventualmente, aplicação de medidas de coação.

Tags:
#BurlasFinanceiras #CrimeTransnacional #JustiçaEmAcção