País

Marcelo considera novo Papa uma continuidade do legado de Francisco

há 4 horas

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa vê Leão XIV como um sucessor do Papa Francisco, valorizando a sua ligação à América e a relação histórica com Portugal.

Marcelo considera novo Papa uma continuidade do legado de Francisco

Em declarações à imprensa durante uma visita a uma feira de arte na Cordoaria Nacional, em Lisboa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou a sua crença de que o recém-eleito Papa Leão XIV é um verdadeiro sucessor do Papa Francisco, com quem tinha uma relação próxima.

Marcelo enviou uma mensagem em nome dos portugueses ao novo Papa, congratulando-o e destacando a longa e significativa relação entre a Santa Sé e Portugal, assim como o papel da Igreja Católica ao longo da história da humanidade.

O chefe de Estado referiu que a escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que também possui nacionalidade peruana, foi uma surpresa, mas uma que faz sentido à primeira vista.

Destacou a origem do novo Papa, que combina uma perspectiva norte-americana com um toque latino-americano, resultado do tempo passado no Peru, e notou a sua forte preocupação com a paz e a abertura ao ecumenismo.

“Sente-se que há um compromisso em continuar o trabalho do Papa Francisco, estando mais próximo dele nos últimos anos, embora não tenha sido falado como outros nomes propostos, ao mesmo tempo que se abre a uma nova era que se liga ao continente americano”, concluiu Marcelo.

Tags:
#NovoPapa #Religião #MarceloRebeloDeSousa