País

Portugal Saúda o Novo Papa e Reflete Sobre o Legado de Francisco

há 3 horas

Reações em Portugal à eleição do Papa Leão XIV destacam a continuidade do legado de Francisco e esperanças para o futuro da Igreja Católica.

Portugal Saúda o Novo Papa e Reflete Sobre o Legado de Francisco

Neste fim de semana, após dois dias de conclave, os 133 cardeais eleitores selecionaram o cardeal Robert Francis Prevost como o novo Papa, adotando o nome de Leão XIV. A notícia gerou uma onda de reações em Portugal, abrangendo políticos e líderes religiosos.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi um dos primeiros a comentar, manifestando sua "profunda alegria" e saudando, em nome de todos os portugueses, o novo pontífice. Através de um comunicado oficial, manifestou as suas felicitações ao Papa Leão XIV pela sua eleição como chefe do Estado do Vaticano e líder da Igreja Católica.

Em declarações na imprensa, o presidente considerou Leão XIV como um continuador do legado de Francisco, apontando para a sua abertura ao mundo, especialmente na América.

Da sua parte, o primeiro-ministro Luís Montenegro, que se encontrava em Fátima durante a revelação do novo Papa, também enviou mensagens de felicitações, almejando que o novo pontificado promova luz, humanismo e paz no atual cenário global instável.

Montenegro, através da rede social X, partilhou os seus votos para que tanto o Papa Leão XIV quanto a Santa Sé possam ter um papel ativo na promoção da paz e da compreensão entre os povos.

A maioria dos partidos políticos expressou a esperança de que Leão XIV continue o legado do seu predecessor, o Papa Francisco. O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, destacou a importância da responsabilidade do novo Papa em honrar o seu antecessor.

Por sua vez, o líder do Partido Comunista Português (PCP), Paulo Raimundo, sublinhou que o novo Papa deverá continuar a defesa dos direitos sociais e ambientais. O porta-voz do Livre, Rui Tavares, manifestou o desejo de que o pontificado de Leão XIV seja favorável à inclusão e tolerância.

André Ventura, do Chega, encontrou esperança na nova liderança, expressando que Leão XIV pode seguir as pistas de Francisco, ao mesmo tempo que traz uma nova perspectiva.

Nuno Melo, do CDS, pediu uma visão ecuménica num mundo complexo, enquanto Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, salientou que a Igreja deve ser uma voz contra a guerra e em prol do ambiente.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reconheceu o novo Papa como um "construtor de pontes" para a paz e felicitaram-no pela sua eleição, esperando que a sua liderança mantenha o foco nos mais vulneráveis da sociedade. O patriarca de Lisboa, Rui Valério, também partilhou sua alegria pela escolha do novo Papa, ressaltando a necessidade de um líder que atenda às exigências atuais do mundo.

O cardeal Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, é um progressista com uma trajetória marcada pela atenção às questões sociais e pela sua ascendência multinacional, nascido em Chicago e com nacionalidade peruana. A sua eleição ocorreu na sequência do falecimento do Papa Francisco, no dia 21 de abril.

Tags:
#PapaLeãoXIV #LegadoDeFrancisco #EsperançaNaIgreja