País

Novo Papa, Leão XIV, Promete Ser um Agente de Paz e Justiça

há 3 horas

A Conferência Episcopal Portuguesa exalta a eleição do Papa Leão XIV, prevendo que este será um importante mediador para a paz e a justiça, continuando o seu compromisso com os marginalizados e os necessitados.

Novo Papa, Leão XIV, Promete Ser um Agente de Paz e Justiça

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou hoje a sua expectativa de que o recém-eleito Papa Leão XIV se torne um importante "construtor de pontes" em prol da paz e da justiça. Numa declaração emitida após a eleição, os bispos sublinharam a relevância do seu papel em tempos de grande necessidade de amor e misericórdia.

“Neste Jubileu de Esperança, a humanidade anseia por um novo propósito. O Santo Padre, através do testemunho do Evangelho, desempenhará um papel essencial no diálogo inter-religioso e na interação com a sociedade, promovendo a fraternidade e a busca por um mundo mais pacífico e justo”, refere a CEP.

Realçando o contexto global repleto de desafios, os bispos mencionam as preocupações com os conflitos armados, a desigualdade social e as crises ambientais, e alertam para as rápidas transformações nas esferas social, cultural e tecnológica.

O novo Papa, Leão XIV, de 69 anos, foi eleito após dois dias de conclave no Vaticano. Natural de Chicago, EUA, e com raízes espanholas e nacionalidade peruana, Leão XIV é membro da Ordem de Santo Agostinho. Ele sucede ao Papa Francisco, que faleceu em 21 de abril, aos 88 anos.

“Desejamos ao Papa Leão XIV um ministério pastoral abundante, guiando o Povo de Deus e promovendo a unidade na diversidade, enquanto avança no caminho sinodal em prol dos migrantes, dos pobres e dos marginalizados”, acrescenta a comunicação da CEP, presidida pelo bispo José Ornelas.

Manifestando apoio e lealdade ao novo Papa, os bispos expressaram fervorosas orações para que o Espírito Santo o auxilie nesta nova etapa da sua missão, e convidaram os fiéis a se unirem na oração pelos desafios que ele enfrentará.

“Confiamos o ministério pastoral de Leão XIV à materna intercessão de Nossa Senhora de Fátima”, conclui a CEP, refletindo a alegria da comunidade católica pela eleição do novo líder espiritual.

Tags:
#PapaLeãoXIV #PazEJustiça #EsperançaRenovada