Detidos nas Caldas da Rainha por esquema de burla familiar
Dois homens, pai e filho, foram detidos nas Caldas da Rainha e aguardam julgamento em prisão preventiva pela prática de burlas através do esquema "Olá pai, Olá mãe", informou a Polícia Judiciária.

Na Caldas da Rainha, dois homens foram detidos por alegada burla qualificada, utilizando um esquema conhecido como "Olá pai, Olá mãe". Segundo a Polícia Judiciária (PJ), os indivíduos foram apanhados na sequência de uma investigação conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria.
A PJ revelou que os suspeitos se faziam passar por filhos ou outros familiares das vítimas, enviando mensagens fraudulentas que alegavam estar em situações de emergência, a fim de persuadir as pessoas a realizarem transferências bancárias. O diretor da PJ de Leiria, Fernando Ramos, afirmou que as investigações indicam que os homens já poderiam estar a operar deste modo desde 2023 e alertou para o fato de que muitas vítimas poderão não ter reportado os casos às autoridades.
Originalmente identificados como tendo 25 e 24 anos, foi posteriormente esclarecido que os detidos são, na verdade, um pai, de 58 anos, e o seu filho, de 24 anos. Durante a busca domiciliária que resultou nas suas detenções, a PJ confiscou vários equipamentos informáticos e cartões telefónicos que eram utilizados para realizar as burlas.
Os detidos enfrentam acusação de burla qualificada, falsidade informática e branqueamento de capitais e, segundo a PJ, esta atividade criminosa é a sua única fonte de rendimento, uma vez que não têm vínculos laborais legítimos conhecidos. Após o primeiro interrogatório judicial, realizado na quarta-feira, foi decidida a sua permanência em prisão preventiva, sendo este inquérito conduzido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Leiria.