Mundo

Descobertos 20 cadáveres numa estrada de Sinaloa, México

No México, 20 cadáveres foram encontrados ao longo de uma estrada, exacerbando a violência entre facções do cartel de Sinaloa, que já causou 1.200 mortes desde setembro.

30/06/2025 20:05
Descobertos 20 cadáveres numa estrada de Sinaloa, México

Um relatório do Ministério Público mexicano revelou a descoberta macabra de 20 corpos numa estrada no Estado de Sinaloa, dos quais quatro estavam decapitados. Os corpos foram encontrados, e as cabeças dos decapitados estavam acondicionadas num saco no local, indica a investigação.

O cenário de terror tem origem no conflito violento entre duas facções do cartel de Sinaloa, que resultou em aproximadamente 1.200 mortes desde setembro e no desaparecimento de cerca de 1.400 indivíduos. O clima de tensão agrava-se à medida que as autoridades lidam com um problema de segurança crescente na região.

Os corpos foram descobertos nas proximidades de Culiacán, a capital do Estado e um dos principais focos de confronto entre as facções. A luta pelo poder entre os filhos de Joaquín "El Chapo" Guzmán, que cumpre pena de prisão perpétua nos Estados Unidos, e os apoiantes de "Mayo" Zambada intensificou-se nos últimos meses.

Esta escalada de violência surgiu após a detenção de "El Mayo" nos Estados Unidos. De acordo com fontes, ele alega ter sido sequestrado e transportado para os EUA por um dos filhos de "El Chapo".

O Governo mexicano também relatou que familiares de Ovidio Guzmán, outro dos filhos de "El Chapo", estiveram em contacto com as autoridades norte-americanas, numa tentativa de negociar a sua extradição, que deverá acontecer em setembro de 2023.

#ViolênciaSinaloa #CartelSinaloa #JustiçaMéxico