Os CTT revelam uma descida de 25,9% nos lucros do primeiro trimestre, mas crescem 9,5% nos rendimentos operacionais, impulsionados pela logística e serviços financeiros.
A empresa CTT comunicou que os lucros atribuíveis a acionistas caíram 25,9%, situando-se em 5,5 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023, conforme divulgado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Apesar da queda nos lucros, os rendimentos operacionais mostraram um desempenho positivo, alcançando 288,5 milhões de euros, um aumento de 9,5% comparativamente ao ano anterior. Este crescimento é principalmente atribuído ao sector logístico, que teve uma subida de 7%. Destacam-se também os serviços de expresso e encomendas, com um incremento de 23%, e o sector bancário e serviços financeiros, que cresceram 25,4% devido à recuperação na emissão de dívida pública observada desde o final de 2024.
No que diz respeito ao EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações), este registou uma subida de 17,2%, atingindo os 39,9 milhões de euros.