O secretário dos Transportes dos EUA anunciou um grupo técnico para solucionar falhas no controlo aéreo do aeroporto de Newark, acompanhado por uma investigação sobre a situação.
O secretário dos Transportes norte-americano, Sean Duffy, revelou hoje, durante uma conferência de imprensa, a formação de uma equipa técnica de emergência destinada a resolver as falhas no sistema de controlo de tráfego aéreo do aeroporto de Newark, um dos principais do país. Esta decisão surge após uma nova interrupção registada no domingo, a terceira apenas nas últimas duas semanas, associada a sistemas de tecnologia desactualizados que o Governo pretende modernizar através de um plano ainda à espera da aprovação do Congresso.
Face à necessidade de uma solução imediata, Duffy avançou com "correções temporárias de software" que, segundo o próprio, já provaram ser eficazes, uma vez que mantiveram as linhas de telecomunicações operacionais durante a interrupção mais recente, proporcionando uma alternativa quando as linhas principais falham.
O responsável pela pasta dos transportes também anunciou que a nova equipa técnica incluirá especialistas da Administração Federal de Aviação (FAA) e das empresas L3 Harris Corporation e Verizon, e agendou uma reunião com as principais companhias aéreas para quarta-feira. Duffy afirmou que "todas as companhias aéreas que operam em Newark" participarão deste grupo, com o propósito de garantir "um número gerível de aterragens", ao passo que Chris Rocheleau, o responsável interino da FAA, antecipou que o número será ajustado de modo a atender ao conforto dos controladores.
A FAA revelou ainda que, devido a obras na pista e a questões relacionadas com o pessoal e a tecnologia no radar de Controlo de Aproximação Terminal (TRACON) localizado em Filadélfia, Pennsylvania, está a ser feita uma diminuição nas chegadas e partidas em Newark.
Duffy identificou "três problemas de equipamento" que afetaram o TRACON, com o último ocorrido no domingo, que comprometeram "os visores do radar de comunicação", evidenciando a necessidade urgente de modernização do sistema de controlo de tráfego aéreo, que ainda depende de tecnologias obsoletas, como cabos de cobre.
O secretário afirmou também que responsabiliza o seu antecessor, Pete Buttigieg, pelas falhas, alegando que este deslocalizou o controlo do espaço aéreo de Newark para a TRACON da Filadélfia em julho de 2024, sem garantir a manutenção adequada da infraestrutura necessária.
Em consonância com o tema, Duffy anunciou que será realizada uma investigação acerca das "decisões ligadas à alteração do TRACON".