Mundo

Trump estabelece ordem para reduzir preços dos medicamentos nos EUA

há 7 horas

O Presidente Donald Trump anunciou uma medida que visa baixar os custos de medicamentos prescritos entre 30% e 80% nos Estados Unidos, com negociações a serem iniciadas em 30 dias.

Trump estabelece ordem para reduzir preços dos medicamentos nos EUA

No final do dia de hoje, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma nova ordem executiva com o intuito de baixar os preços dos medicamentos sujeitos a receita médica, prevendo uma redução entre 30% e 80% para os cidadãos norte-americanos.

Segundo um porta-voz da Casa Branca, esta ordem prevê que o Departamento de Saúde tenha um período de 30 dias para negociar novos valores para os medicamentos. Caso não seja alcançado um acordo, será implementada uma nova regulamentação que vinculará os preços nos Estados Unidos aos preços mais baixos praticados por outros países, conforme reportado pela agência Associated Press.

Trump sublinhou durante uma conferência de imprensa que "os preços de certos medicamentos vão sofrer uma queda quase imediata de 50 a 90 por cento". O Presidente também afirmou que, enquanto a Europa e o resto do mundo pagarão um pouco mais, os norte-americanos beneficiarão de custos significativamente inferiores.

A nova medida garante que "os Estados Unidos pagarão o mesmo preço que a nação que pratica os preços mais baixos a nível global", com Trump assegurando que estas alterações entrarão em vigor rapidamente.

Historicamente, Trump tem pressionado a indústria farmacêutica a reduzir os elevados preços dos medicamentos, que estão entre os mais altos do mundo, especialmente em comparação com o Canadá, o México e a Europa. Um estudo da Rand Corporation revelou que os Estados Unidos pagam, em média, 2,5 vezes mais por medicamentos do que a França, por exemplo. O Presidente comprometeu-se a abordar esta discrepância durante a sua campanha presidencial.

Em abril, Trump havia já assinado um decreto anterior a ordenar à sua administração que explorasse várias iniciativas para baixar os preços dos medicamentos. As propostas incluem a melhoria das negociações entre o público sistema de seguro de saúde e as empresas farmacêuticas, bem como a possibilidade de os Estados importarem medicamentos a preços inferiores diretamente de outros países.

As negociações levadas a cabo pelo Medicare, programa de seguro de saúde destinado a pessoas com mais de 65 anos, em relação aos preços dos medicamentos têm sido um processo prolongado, e as reduções de preços no âmbito da administração do ex-Presidente Joe Biden só devem ser implementadas em 2026.

Durante o seu primeiro mandato, que decorreu entre 2017 e 2021, Trump tomou algumas iniciativas para tentar baixar os preços dos medicamentos, com o objetivo de alinhar os custos aos valores mais acessíveis globalmente. Porém, esses esforços mostraram-se limitados devido à resistência da indústria farmacêutica.

A insatisfação das famílias em relação à inflação durante os anos de 2022 e 2023 foi considerada uma das motivações para a reeleição de Trump. Contudo, a sua política de guerra comercial, que implica a elevação das tarifas sobre as importações nos últimos meses, gerou preocupações sobre possíveis novos aumentos de preços.

Tags:
#BaixaPreçosMedicamentos #TrumpEUA #SaúdeAcessível