Cooperação entre Portugal e Cabo Verde é considerada inabalável por Marcelo
Durante as celebrações dos 50 anos de independência de Cabo Verde, Marcelo Rebelo de Sousa destacou a relação sólida entre os dois países, fulcral para o desenvolvimento e entendimento mútuo.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal, descreveu a colaboração entre Portugal e Cabo Verde como "inabalável", após o presidente cabo-verdiano caracterizar a relação bilateral como um "farol de entendimento". Este posicionamento foi expressado durante as festividades que marcam os 50 anos de independência de Cabo Verde, na capital, Praia.
"A cooperação tem sido notável em diversas áreas, desde o financiamento até ao apoio setorial, e tem-se intensificado no século XXI, com os vários governos. É algo que não se pode travar", afirmou o chefe de Estado português, logo após a sessão solene no parlamento e antes do desfile militar.
Marcelo salientou que "temos uma parceria única", referindo que existem mais de 20 mil cidadãos portugueses em Cabo Verde e cerca de 50 mil cabo-verdianos a residir em Portugal. "As nossas diásporas unem-se no estrangeiro e os dois países colaboram nas organizações internacionais, sempre alinhados", acrescentou.
Ao refletir sobre o seu segundo mandato, que se aproxima do fim, o Presidente fez contas, afirmando ter visitado Cabo Verde cerca de 20 vezes nos últimos 10 anos, comparando as visitas dos presidentes cabo-verdianos a Portugal.
Cabo Verde celebra a sua independência, proclamada a 5 de julho de 1975, no Estádio da Várzea, pondo fim ao colonialismo português. As comemorações na Praia incluem uma sessão solene, um desfile militar e uma sessão evocativa com a presença de líderes de Estados amigos, entre eles Portugal, Guiné-Bissau, Senegal e Luxemburgo, programada para as 18:00 (20:00 em Lisboa).
Paralelamente, um extenso programa cultural prevê exposições, conferências e concertos com vários artistas em diferentes locais da capital.